Quem sou eu

Minha foto
Professora graduada no Curso Normal Superior pela Universidade de Uberaba-MG,pós-graduada em Coordenação Pedagógica-UFOP-MG, atuando na área de Ensino Fundamental e Médio.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012


A arte de estudar!
Planejamento para disciplina de Português – 5º Ano do Ensino Fundamental I.

Disciplina: Português
Conteúdo: Produção de texto e panfletos
Ano de ensino: 5º ano
Tema: A arte de estudar!
Objetivo: 
Compreender a importância dos estudos e a organização pessoal para estudar.
Material: 
Folha sulfite, lápis, borracha, lápis de cor, canetinhas coloridas, papel cartaz, cola, tesoura.
Conhecimento prévio:
Produzir textos explicativos sobre o assunto abordado.
Atividade motivacional: 
Organizar a turma, em círculo, para uma primeira conversa sobre hábitos de estudos e sua importância. 
Perguntar: Qual a importância de estudar? É necessário e importante se organizar para estudar?
Encaminhamento metodológico: 
Depois da conversa, relatar que a arte de estudar envolve aspectos de curiosidade e atenção do aluno, portanto, para isso, é preciso que ocorra concentração somente nos estudos, sem que não aconteçam distrações. 
Se houver dúvidas enquanto estuda, anotar para que possa consultar seu professor no dia seguinte. A curiosidade o auxiliará no processo de estudos, pois, ao mesmo tempo, o aluno pesquisa e vai além daquilo que foi pedido pelo professor. 
Ressaltar a importância do planejamento por parte do aluno, estabelecendo horários de estudo, lembrando que é importante fazer o intervalo, pois este se faz necessário ao um bom desempenho no estudo. Organizar os materiais necessários, escolhendo um lugar sossegado, silencioso, arejado e bem iluminado. 
Pedir para que os alunos relatem como organizam seus estudos em casa. Instigar para que percebam a importância da construção de esquemas e resumos de textos, anotações, pesquisas, ilustrações, estudos em grupo após o estudo individual, para troca de informações e de ponto de vista, como ferramenta de estudo. 

Organizar a turma, em duplas, para a produção de pequenos textos explicativos, sobre os hábitos de estudos e sua importância. 
Fazer os panfletos em papel-cartão (aproximadamente 15 cm por 10 cm). Os panfletos devem ser ilustrados e entregues a outros alunos de turmas diferentes.

Avaliação:
Descreva no quadro abaixo quais são as suas práticas de estudo e que ações discutidas em sala você pretende utilizar como hábito de estudo:
Suas práticas Hábitos de estudo que pretendo colocar em prática
Indicação de site sobre a arte de estudar:
http://www.brazilianportugues.com/index.php?idcanal=385
Criado por Ana Paula Lohn e Fernanda França. Janeiro/2010
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário