Quem sou eu

Minha foto
Professora graduada no Curso Normal Superior pela Universidade de Uberaba-MG,pós-graduada em Coordenação Pedagógica-UFOP-MG, atuando na área de Ensino Fundamental e Médio.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

DICAS DE FILME

Toy Story 3
Dicas e sugestões de atividades pedagógicas para o uso do filme em sala de aula.
Por Danielle Lourenço
12/02/2011

Toy Story 3

Ficha técnica do filme

Diretor: Lee Unkrich
Elenco: Vozes de Tom Hanks, Michael Keaton, Joan Cusack, Tim Allen, John Ratzenberger, Wallace Shaw, Josi Benson, Ned Beatty, Don Rickles, Estelle Harris, Whoopi Goldberg, Richard Kind, Ned Beatty, John Morris
Produção: Darla K. Anderson
Roteiro: Michael Arndt 
Trilha sonora: Randy Newman
Duração: 113min.
Ano: 2010
País: EUA
Gênero: Animação
Cor: Colorido
Distribuidora: Buena Vista
Estúdio: Walt Disney Pictures/Pixar Animation Studios 
Classificação: Livre
Lançamento no cinema – 18/06/2010
Lançamento em DVD – previsto para o primeiro semestre de 2011

Sinopse

O recente lançamento da Disney-Pixar traz a terceira etapa da história Toy Story.
Depois de escaparem de um menino mau, que não sabia respeitar os brinquedos (Toy Story 1) e de virarem peças de um museu no Japão (Toy Story 2), Woody, Buzz e toda a turminha se preparam para viver grandes aventuras e desafios. Andy cresceu e agora com 17 anos está a caminho da universidade. Os brinquedos se apavoram por não saberem qual será o seu destino...
A trama começa quando eles, equivocadamente, são deixados pela mãe do Andy como doação na creche Sunnyside. Apesar da dor da separação, aquele lugar parecia ser o paraíso, afinal eles não pertenceriam a apenas uma criança, mas a muitas!
Mas como as aparências enganam! Durante o dia são “massacrados” pelas crianças pequenas e, assim, decidem ir embora! Mas será que é possível, para simples brinquedos, retomarem o caminho de suas casas?
No desenrolar da trama, aparecem 15 novos brinquedos e muitos desafios e também uma lição inesquecível sobre infância, amizade e lealdade. O final é surpreendente e nos faz refletir sobre a vida com suas idas e vindas e sobre como são complicadas e doloridas as despedidas!

Crítica do filme

“Toy Story 3 é o máximo! Incrível mesmo, pois trabalha a temática da amizade, da solidariedade e principalmente da real essência da infância de modo suave e extremamente divertido! Ri muito, mas confesso que, em alguns momentos, senti as lágrimas teimando em ‘descer ladeira dos olhos’ abaixo...”
Danielle Lourenço – Pedagoga

Sugestões pedagógicas

1) Valores da amizade, cooperação, espírito de equipe, solidariedade e infância.

O filme aborda, de modo envolvente, as questões que envolvem a amizade, a cooperação, o espírito de equipe, a solidariedade e a infância. Você pode ampliar a discussão do filme para a realidade dos seus alunos, resgatando estes valores, que há muito parecem estar meio sem brilho. 

2) Heterogeneidade.

Um ponto interessante que aparece no filme é que, apesar de formatos, cores, funções e até valores diferentes, cada brinquedo tem uma participação especial para o sucesso da equipe. Transponha esta situação para sala de aula, mostrando que é a heterogeneidade e não a homogeneidade que faz um grupo ser forte e vencedor!

3) Campanha de doação.

O site do filme apresenta uma campanha “A brincadeira não pode parar”, na qual dezenas de locais no Brasil serão pontos de arrecadação de brinquedos usados que serão distribuídos a centenas de entidades cadastradas.
Amplie esta iniciativa com seu grupo de trabalho, uma vez que o filme propõe uma reflexão sobre a importância da brincadeira e do brincar, sobre os cuidados com os brinquedos e sobre a necessidade da continuidade do uso deles. Desperte em seus alunos este desejo de doar, de compartilhar!

4) Temática do lixo.

Ainda dentro desta reflexão, aborde o tema: LIXO! O que é lixo afinal? Quantas vezes jogamos coisas boas, como brinquedos, porque não sabemos a quem doar? Mencione também as questões da coletas seletivas e dos desafios da sustentabilidade.

5) O consumo.

É possível também abordar as questões de consumo. Tudo o que vemos na TV nós pedimos para nossos pais, mas, afinal, será que precisamos de tudo isso mesmo? Quantas vezes brincamos com os brinquedos que ganhamos?

6) A aparência.

A questão da aparência também pode ser uma temática para discussão. Quem vê cara não vê coração! Há dois exemplos para análise:
  • O ursinho de pelúcia Lotso, fofo e cheirando a morangos silvestres é o grande vilão da história.
  • A Barbie representa o estereótipo da mulher fútil: frágil, loira e burrinha, porém, no desenrolar da história, ela mostra sua força, estratégia e inteligência.

7) Trabalho com os pais.

Para trabalhar com os pais, podemos colocar um trecho do filme 1, no qual o menino mau “curte” a sua infância, explodindo brinquedos, enquanto no filme 3, Andy sente a despedida dos brinquedos como o término de uma infância extremamente feliz. Que personagem é o nosso filho.

Links complementares

Site oficial filme, com destaque à campanha “A brincadeira tem que continuar”:
  • http://www.disney.com.br/filmes/cinema/toystory/
  • http://www.disney.com.br/filmes/cinema/toystory/#/parks
  • Bee Movie
    Dicas e sugestões de atividades pedagógicas para o uso do filme em sala de aula.
    Por Danielle Lourenço
    18/05/2011

    Bee Movie

    Ficha técnica do filme

    Título no Brasil:  Bee movie – a história de uma abelha
    Título original:  Bee movie
    País de origem:  EUA
    Gênero:  Animação
    Classificação etária: Livre
    Tempo de Duração: 91 minutos
    Ano de lançamento:  2007
    Site oficial:  http://www.beemovie.com
    Estúdio/Distrib.:  Paramount Pictures Brasil
    Direção:  Steve Hickner/Simon J. Smith

    Sinopse

    O filme mostra o mundo das abelhas sob a ótica das abelhas, ou seja, diferente do olhar humano.
    Assim, Barry Benson, uma abelha recém-formada, decide processar os humanos pela apropriação indevida do mel.
    O filme mostra, de modo claro, a necessidade do equilíbrio nos ecossistemas e da codependência entre todas as espécies vivas para a sustentabilidade da vida na Terra.

    Crítica do filme

    “ A animação Bee movie é uma forma encantadora de analisarmos a nossa sociedade, o mundo das abelhas e as relações de interdependência entre os sistemas e ecossistemas. Além disso, o jogo de palavras envolvendo a temática do mel é muito bacana! Mel-ravilhoso mesmo!”
    Danielle Lourenço – Pedagoga

    Sugestões pedagógicas

    1) A Vida das Abelhas.

    Para perfeita compreensão do filme, seria interessante que os alunos tenham orientações iniciais sobre a vida das abelhas.
    Alguns sites interessantes:

    2) Sociedade.

    Depois disso, proponha uma análise. O filme retrata situações que refletem a sociedade das abelhas e outras que refletem a sociedade humana. Quais são elas?

    3) Conceito de equipe.

    Bee movie deixa muito claro o conceito de equipe, mencionando a importância das pequenas tarefas para a realização do todo.
    Solicite aos alunos que identifiquem no filme em que momentos este conceito aparece.
    Em seguida, peça que transponham estas situações para o cotidiano escolar e familiar. Onde estou? Qual minha função e importância neste grupo?.

    4) Exploração da natureza.

    O personagem principal, Berry Benson, questiona a exploração ao mel das abelhas. Argumente com seus alunos:
    a) Realmente os humanos exploravam as abelhas?
    b) Que outros reinos da natureza são explorados na natureza?
    c) Até que ponto o homem pode usufruir da natureza?

    5) Ecossistemas.

    Trabalhe o conceito de interdependência entre os ecossistemas, questionando os alunos sobre o que acontece quando as abelhas vencem a batalha judicial e param de trabalhar.

    6) Polinização.

    Peça aos alunos que expliquem por que o processo de polinização é fundamental para os humanos.

    7) Equilíbrio ambiental.

    Ao final do filme, Barry torna-se um advogado “animal” e recebe em seu consultório uma vaca reclamando da usurpação do seu leite.
    Como podemos viver em harmonia com os demais seres vivos? Como conseguir este equilíbrio ambiental?

    8) Palavras.

    O filme brinca muito com as palavras de modo a relacioná-las ao tema abelhas. Mel-ravilhoso! Favo-loso! Mel-lênio! Abelhar! Proponha uma brincadeira. E se o filme fosse sobre cães? Que palavras poderíamos criar?

    9) Atividade com os Pais.

    O filme pode ser muito interessante para trabalharmos com os pais! Alguns aspectos que podem ser abordados: a escolha precoce das profissões na transição do Ensino Médio para a faculdade; pais que não escutam seus filhos; sucessão familiar; a descoberta da vida fora da colmeia – descoberta do mundo exterior e rompimento do cordão umbilical familiar; como acontece o despertar da verdadeira vocação; a escolha das namoradas, que não podem ser vespas nem aranhas.

    10) Jogos em Inglês.

    O site oficial do filme está em inglês, mas há jogos bem interessantes. Que tal uma parceria com a “teacher” da sua escola?

    11) O mundo das abelhas - Extras.

    Nos extras do DVD é possível fazer perguntas pré-formuladas ao Barry Benson. Algumas são apenas reprises de momentos vistos no filme, mas outras são favo-losas para aprender mais sobre o mundo mel-ravilhoso das abelhas!

    Links complementares

    Site oficial do filme:

Nenhum comentário:

Postar um comentário