Quem sou eu

Minha foto
Professora graduada no Curso Normal Superior pela Universidade de Uberaba-MG,pós-graduada em Coordenação Pedagógica-UFOP-MG, atuando na área de Ensino Fundamental e Médio.

domingo, 15 de abril de 2012

Dia Nacional do Livro Infantil - 18 de Abril










Escolas são o alvo da feira



As secretarias Estadual e Municipal de Educação anunciaram o investimento de mais de um milhão de reais para a Bienal do Livro de Minas. O valor será integralmente destinado à “Visitação Escolar”, uma das iniciativas mais importantes do evento. Com foco no aprimoramento do conhecimento adquirido em sala de aula e no estímulo à aproximação entre os estudantes e a literatura, o projeto beneficiará 46.000 alunos da rede pública e privada de ensino com acesso gratuito à Bienal.
O montante anunciado pelas secretarias será aplicado em três modalidades de benefícios. A “Nota Bienal” contemplará os alunos da rede pública estadual inscritos na “Visitação Escolar”. Por meio da ação, promovida pela Secretaria Estadual de Educação, será possível adquirir obras e outros títulos educacionais. O “Vale-Professor”, destinado aos profissionais, tem como objetivo contribuir para que os educadores comprem publicações de interesse pessoal. Escolas, bibliotecas e salas de leitura receberão ainda um investimento destinado exclusivamente à ampliação de seus acervos.
“A Bienal mostrou que é um grande sucesso ao preencher, em tempo recorde, as 46.000 vagas disponibilizadas para a ´Visitação Escolar´. Este encontro se tornou consagrado no imaginário das pessoas que trabalham com cultura, com educação, com literatura. E isso mostra que atingimos nosso objetivo de criar um evento grandioso não só para o público, mas também para o mercado”, afirmou o presidente da Câmara Mineira do Livro, Zulmar Wernke.
O presidente destacou ainda a importância das parcerias fechadas com as Secretarias Estadual e Municipal de Educação. “Estes órgãos podem ser considerados co-autores da Bienal, pois, além de contribuírem com a verba, serão também responsáveis pela realização de atividades importantes para o sucesso do evento”, comentou.
Sucesso da iniciativa
As inscrições para a “Visitação Escolar” da Bienal do Livro de Minas já estão encerradas. O projeto é uma das iniciativas de maior sucesso do evento e bateu todos os recordes de procura. De 2008 para 2012, houve um incremento de 60% na oferta de vagas. Este ano, os 46.000 cadastramentos foram feitos em apenas quatro dias, demonstrando a boa repercussão da iniciativa.

Professores, bibliotecários e profissionais do livro ainda têm chance de participar gratuitamente da Bienal do Livro Minas, independente de estarem inscritos na Visitação Escolar. Para isso, devem apresentar CPF, identidade e carteira profissional nos guichês de entrada ou se cadastrar antecipadamente pelo site do evento a partir do mês de abril.
A Bienal do Livro de Minas acontece entre os dias 18 e 27 de maio, no Expominas. O evento é uma realização da Fagga | GL exhibitions em parceria com a Câmara Mineira do Livro.


Dica de leitura e vídeo


A Revolta dos Livrinhos, de Lielba Ramos e Aldo Domingues dos Santos. A narrativa revela uma revolta dos livros com as crianças que não frequentavam mais a Biblioteca da escola.
Na história de Lielba Ramos e Aldo Domingues, os livros realizam protestos e passeatas para mostrar que a Biblioteca é um local de educação e diversão. E não pode ser abandonado pelo simples fatos das crianças estarem dando mais atenção a programas televisivos e jogos eletrônicos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário