Quem sou eu

Minha foto
Professora graduada no Curso Normal Superior pela Universidade de Uberaba-MG,pós-graduada em Coordenação Pedagógica-UFOP-MG, atuando na área de Ensino Fundamental e Médio.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Ficha literária -  Livro "Fabiana na Floresta"

FICHA DE LEITURA- INTERPRETANDO A NARRATIVA DO LIVRO



1) Identificação do livro:
Título:____________________________________________________
Autor(a):_________________________________________________
Ilustrador(a):______________________________________________
Editora:__________________________________________________
Há ilustrações?  Como são?
________________________________________________________
2) Personagens:
Quais são os personagens principais da narrativa? Descreva-os fisicamente e psicologicamente usando adjetivos.

3) Ambiente:
Se a narrativa conta como é o ambiente em que se passa a história descreva-o detalhadamente, caso não traga essas informações imagine como seria e escreva.

4)Tempo:
Localize na narrativa algo que comprove o tempo em que ela se passa  e escreva.

5) Clímax:
Escreva o que aconteceu de mais importante na narrativa que gerou um  certo suspense.
6) Resumo para explicar o desfecho.
Faça um resumo da leitura explicando como se deu o desfecho.

7) Crítica e  Conclusão.
Hora de opinar, o que mais gostou, o que não gostou, o que mudaria? O que esta leitura nos faz refletir?

SEGUNDA  OPÇÃO:



ATIVIDADE LITERÁRIA DO LIVRO “ FABIANA NA FLORESTA”
ESCOLA:_________________________________________________________________________
ALUNO(A):_________________________________________________ DATA:____/_____/______
PROFESSORA:______________________________________________TURMA:________________
1-      Observe a capa do livro e responda:
a)      Nome da obra:
b)      Autor(a):
c)      Ilustrador(a):
d)      Editora:
2-      Qual é o nome da menina  da história?
3-      Descreva o cenário onde acontece a história.
4-      Relacione  as características físicas  de Fabiana.
5-      Qual a cor predominante e preferida da menina?

6-      Fabiana amava a natureza e dela cuidava. O que ela fazia para ajudar seus amigos quando estavam em apuros?

7-       O que Fabiana fazia se a Chuva e o Sol demorassem a chegar?
8-      Numa  certa manhã o Sol não apareceu. Cada animal levantou uma hipótese do que havia acontecido. Escreva o nome do animal de acordo com sua fala.
a)      “Não podemos ficar sem a energia do Sol, podemos até morrer.”
b)      “É um eclipse total do Sol.”
c)      “O Sr. Sol perdeu a hora.”
9-      Como Dona Coruja descreveu o eclipse? O que acontece?



1-      Fabiana foi até a casa do Sr. Sol para ver o que havia acontecido.Qual foi a explicação dada pelo Sol?
2-      Quem curaria os machucados do Sr. Sol? Como fariam?
3-      Quem levou Fabiana até Dona Neve? Que outros lugares foram juntas?
4-      Fabiana conseguiu convencer Dona Neve com seus elogios? Por que?
       14-Por que Dona Neve e Dona Chuva são iguais?
       15- Complete as lacunas de acordo com a história:
a)      Dona Neve é água em estado ___________________________.
b)      Sem Dona Chuva as plantas nem __________________ e nem ____________________. O ar fica _________________________ e a floresta pega ________________. O Sr. Sol não______________.
c)      Dona ____________________ concordou em ajudar o Sr _______________. Penetrou em seu quente lar, então o céu ficou ___________________________ e um imenso __________________________________ se formou da união da Chuva com o Sol. A ____________________ terminou na floresta.E todos fizeram uma grande____________.

    16- Que parte da história você mais gostou? Escreva ou ilustre.







2 comentários: