Quem sou eu

Minha foto
Professora graduada no Curso Normal Superior pela Universidade de Uberaba-MG,pós-graduada em Coordenação Pedagógica-UFOP-MG, atuando na área de Ensino Fundamental e Médio.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

EMÍLIA NO PAÍS  DA NOVA ORTOGRAFIA
Um teatro elaborado por Eunice e Vera Regina , uma alternativa criativa
 para abordar o tema reforma ortográfica. Amei!!!




Personagens: Visconde, Emília,Pedrinho, Narizinho, Vovó Benta e Tia Nastácia


                         

Cenário: Sala do sítio  e figurinos tais como os do TV


Emília:  (Entra com o novo manual da nova ortografia esbravejando):
_ Não estou gostando nada dessas mudanças ortográficas, mudar a nossa língua não faz sentido, levei anos, estudando a nossa gramática e agora... veja só o que eu estou lendo...


Visconde: (Ouve e olha desconfiado).
_ Emília, todas as mudanças são justificadas, você não leu sobre isto?


Emília:
_ Nãoooooooooooooo!


Visconde:
_ Então ouça o que eu vou lhe explicar! Você já deve saber que além do Brasil e de Portugal, seis países africanos também falam o nosso idioma.


Emília:
_ E daí? Por que mudar o nosso idioma, estava tão bom assim...(faz cara de cinismo).


(Entra Narizinho)
Narizinho:
_Olá pessoal! O que está acontecendo aqui?Morreu alguém?


Emília:
_ Morreu, ou querem matar...


Narizinho:
_ Quem?


Emília:
_ A nossa língua!


Tia Nastácia:
_  Que isso, sua boneca destrambelhada! Cruz credo, se mata a nossa língua "nóis morre junto".


Visconde:
_ Chega! Não é nada disso. É que a Emília não se conforma com as mudanças ortográficas e está uma revolução.


Narizinho:
_ Hoje gente, minha professora me explicou sobre isto e gostei. Ela disse que há muito tempo se pensava em fazer uma reforma para unificar a língua dos oito países. Mas, o Brasil só assinou o acordo quando Portugal aceitou mudar a língua e foi assim!


Pedrinho:
_ Eu também li sobre isto. As comunidades dos países de Língua Portuguesa, acreditam que a unificação da língua vai beneficiar os países tanto nos acordos políticos, quanto comerciais, é interessante seguir apenas um jeito de escrever.


Narizinho:
_ É mesmo! Imagina! Aqui no Brasil escreve-se ERVA com a letra E e em Portugal, HERVA  se escreve com H.


Visconde:
_ Está bem! Precisamos entender como será de agora em diante, por isso precisamos estudar, ler revistas, fazer pesquisas e prestar atenção nos professores. Vamos assistir a um vídeo contendo todas as novas regras.


Tia Nastácia:
_ Ah, meu Deus! Eu nunca aprendi nem como era a nossa língua e já mudou?


Vovó Benta:
_ Nastácia, senta aqui e vamos ver o que tem de novidade por aí, afinal é a nossa língua e temos que escrevê-la corretamente.



Pode copiar, mas não deixe de comentar !!!!

Um comentário: