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Professora graduada no Curso Normal Superior pela Universidade de Uberaba-MG,pós-graduada em Coordenação Pedagógica-UFOP-MG, atuando na área de Ensino Fundamental e Médio.

sábado, 23 de junho de 2012


ESTIMATIVA EM MATEMÁTICA

Uma forma interessante de estimular o raciocínio

Antecipando resultados
Conteúdo - Estimativa e antecipação de resultados. 

Objetivos - Estimar, antecipando resultados aproximados sem calcular a resposta exata. 
- Antecipar e controlar o resultado de cálculos. 

Flexibilização para deficiência intelectual (aluno alfabetizado que reconhece o sistema numeral decimal) 
Amplie os objetivos propondo aquisições básicas para cada atividade, faça adequações quanto aos valores e recursos de apoio para as operações. Estimule a colaboração (colegas mais avançados exercitam suas habilidades e contribuem com exemplos). 

Anos 4º e 5º. 

Tempo estimado Cinco aulas. 

Material necessário Cartolina. 

Flexibilização para deficiência intelectual (aluno alfabetizado que reconhece o sistema numeral decimal) 
Proponha o uso da calculadora quando a participação coletiva for prioridade (se todos vão socializar resultados, é fundamental que o aluno alcance-os rapidamente para contribuir no grupo). Quando for necessária a adequação de valores ou procedimentos às capacidades do aluno, sem prejuízo na construção coletiva, faça atividades diferenciadas. Elaborar problemas ilustrados, com imagens de situações cotidianas, podem ajudar, assim como contextualizar questões.

Desenvolvimento 
1ª etapa 
Proponha que os alunos respondam oralmente e sem fazer a conta armada às seguintes questões. Explique que quem souber a resposta deve levantar a mão e esperar para que todos tenham tempo de resolver: 

Flexibilização para deficiência intelectual (aluno alfabetizado que reconhece o sistema numeral decimal) 
Aproveite para fazer a mediação individual com o aluno e ajudá-lo a encontrar hipóteses.

a) O resultado de 335 + 285 é maior ou menor do que 600? 

b) O resultado de 678 - 304 é maior ou menor que 400? 

c) O resultado de 767 - 343 é maior ou menor que 400? 

d) O resultado de 529 + 353 é maior ou menor que 600? 

Peça que expliquem como pensaram cada caso e registre no quadro as diferentes estratégias. Oriente para que copiem no caderno. É esperado que a fala dos estudantes se ancore no conhecimento que têm sobre as regularidades do sistema de numeração decimal. Por exemplo: "Se já sei que 300 + 200 = 500 e que o restante da soma deve ser maior que 100, sei que 335 + 285 é maior que 600". Conte ao grupo que estimar é uma estratégia muito utilizada no dia a dia para saber, por exemplo, quanto se gastará em uma compra sem ter de somar o valor exato de cada produto. Pergunte o que é preciso saber fazer para chegar aos resultados corretamente. Peça que cada um responda à questão por escrito. 

Flexibilização para deficiência intelectual (aluno alfabetizado que reconhece o sistema numeral decimal) 
Quando necessário, use o quadro com exemplos de valores diferenciados e relações com as regularidades do sistema numeral. Essa ilustração também poderá favorecer outros alunos.

2ª etapa 
Retome as anotações dos alunos e apresente alguns problemas com valores que facilitem o arredondamento, como: "Ana irá ao supermercado, mas não levará a calculadora. Ela tem 50 reais e quer comprar uma caixa de leite, que custa 27 reais, e um pacote de fraldas, cujo preço é 29 reais. O dinheiro de Ana é suficiente? 

3ª etapa 
Organize a turma em duplas e proponha que procurem entender o raciocínio desse garoto: "Um estudante do 2º ano queria saber se 240 + 190 era maior ou menor do que 500. Então, ele pensou que o resultado da soma seria, aproximadamente, 240 + 200 = 440, logo 240 + 190 é menor do que 500". Proponha uma discussão coletiva e questione: é uma estratégia válida e eficiente? A resposta está certa? Ofereça a calculadora para um aluno conferir o resultado. 

Flexibilização para deficiência intelectual (aluno alfabetizado que reconhece o sistema numeral decimal) 
Quando necessário, faça adequações nas instruções e nos valores, mas mantenha o mesmo contexto dos problemas. Dessa forma, todos participam da discussão coletiva.

4ª etapa 
Apresente outros números propícios para arredondar e peça que todos estimem os resultados. Por exemplo: 201 + 340, 897 - 391 e 1.643 - 789. Sugira que confiram as respostas na calculadora e registrem no caderno as estratégias utilizadas. 

Flexibilização para deficiência intelectual (aluno alfabetizado que reconhece o sistema numeral decimal) 
O aluno que já usa calculadora pode ser responsável por conferir os resultados. A colaboração e a divisão de tarefas são organizações que favorecem a integração das diversas habilidades.

5ª etapa 
Apresente uma reta numérica (veja o exemplo abaixo) e proponha que o grupo localize nela onde estão os resultados dos seguintes cálculos:


reta numérica




a) 1.784 + 2.549 
b) 1.359 + 2.100 
c) 1.360 + 898 
d) 1.326 - 3.000 

6ª etapa 
Nesta etapa do trabalho, os alunos já devem ter se apropriado de várias formas de antecipar pautadas no arredondamento e na quantidade de algarismos que o possível resultado possa ter. Convide-os agora a pensar quantos algarismos terão os resultados de: 785 + 909, 751 + 588, 1.009 + 9.001, 6.176 - 2.099 e 440 - 338. 

7ª etapa 
Peça que encontrem o resultado correto de cada cálculo sem fazer a conta armada: 

a) 635 + 385 = ( ) 1.035 ( ) 975 ( ) 1.020 

b) 867 - 103 = ( ) 764 ( ) 964 ( ) 860 

c) 357 + 708 = ( ) 1.065 ( ) 105 ( ) 1.016 

O objetivo é ampliar os recursos construídos nas etapas anteriores para os cálculos aproximados a fim de encontrar resultados exatos. Diga às crianças que justifiquem suas escolhas e expliquem por que descartaram as demais. Discuta se é possível extrair dicas dessa atividade para completar os registros. Evidencie que há algumas ações que os ajudam a ter rapidez e agilidade de cálculo. Por exemplo: frente às respostas do item c), ao ter de somar 7 + 8, pode-se apoiar no conhecimento de que 7 + 7 = 14 e que mais 1 = 15.

Flexibilização para deficiência intelectual (aluno alfabetizado que reconhece o sistema numeral decimal) 
Diga ao aluno com deficiência intelectual para escolher a melhor estratégia para resolver o problema. Analise os registros e anotações para entender seu raciocínio e saber quais suas dificuldades. Proponha diversos desafios ao estudante, seja repetindo as atividades ou mudando o enunciado e os caminhos de resolução.

Elabore um cartaz com a turma destacando as estratégias para decidir com rapidez situações diversas e deixe-o exposto na sala para consulta. 

Flexibilização para deficiência intelectual (aluno alfabetizado que reconhece o sistema numeral decimal) 
Acrescente exemplos de operações com resultados que sirvam como referência e consulta.

Avaliação 
Proponha novos problemas, como: "Tenho 1.550 reais e quero comprar um celular que custa 750 reais e um tênis por 580 reais. Meu dinheiro será suficiente?" Esclareça que os estudantes devem resolver as questões antecipando os resultados, sem calcular, e depois registrar as estratégias. Analise se a turma buscou saídas de antecipação eficientes e discutidas anteriormente.

Flexibilização para deficiência intelectual (aluno alfabetizado que reconhece o sistema numeral decimal) 
Faça adequações nas instruções e nos valores. Estabeleça objetivos específicos (de acordo com o desenvolvimento do aluno) para analisar a aprendizagem individualmente.


Consultoria: Camila Fleury
Professora da Escola Bakhita, na capital paulista


Coordenadora pedagógica da Escola Bakhita e formadora de professores da Rede Municipal de Ensino São Caetano do Sul, na Grande São Paulo.


Flexibilização: Valéria Garcia Dias
Professora da Nova Escola Judaica, em São Paulo e pós-graduada em Educação Matemática pela PUC-SP

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