Quem sou eu

Minha foto
Professora graduada no Curso Normal Superior pela Universidade de Uberaba-MG,pós-graduada em Coordenação Pedagógica-UFOP-MG, atuando na área de Ensino Fundamental e Médio.

domingo, 3 de junho de 2012

ORIGEM DAS FESTAS JUNINAS










As Festas Juninas aqui no Brasil têm sua origem nas festas populares de Portugal, dedicadas principalmente a Santo Antonio, São João e São Pedro. Pela tradição, a festa junina consiste em celebrar os bons resultados da colheita e também pedir que o próximo plantio traga bons frutos. No mês de junho predomina a colheita de milho, ingrediente utilizado na maior parte dos quitutes oferecidos nas Festas Juninas, como o curau, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho. Também fazem parte do cardápio junino outras preparações à base de produtos agrícolas cultivados pelos índios na época da colonização: amendoim, batata-doce, mandioca, arroz e abóbora. 
Essas delícias devem ser consumidas com moderação por quem precisa fazer controle do peso. Para quem está de dieta o melhor é fazer um lanchinho antes de sair de casa para evitar que fique com muita fome durante a Festa Junina, o que pode levar ao exagero. Uma outra dica importante é sempre prestar atenção na mastigação, para perceber os sinais de saciedade e assim saber o momento de parar de comer, controlando assim as escolhas e as quantidades. 
Para os corredores e maratonistas essas guloseimas são perfeitas como repositores de energia, por serem calóricas e por apresentarem em sua composição carboidratos de alto índice glicêmico. Ideais para serem consumidas após uma prova ou uma corrida prolongada. E mesmo assim, com cuidado porque muitas delas também são ricas em gorduras, como por exemplo a paçoca e o pé-de-moleque. Além disso, tanto os praticantes de esporte como aqueles que não o praticam podem aproveitar dos benefícios que cada ingrediente principal pode oferecer para a saúde: Milho: alimento energético, rico em fibras, vitaminas E (antioxidante), B1, B2, ácido pantotênico (com ação antiinflamatória e na manutenção do sistema nervoso central, além de participarem nos mecanismos de geração de energia celular). Deste cereal são feitos o curau, o bolo de fubá, a pamonha, o cuscuz, canjica, milho cozido, pipoca; Amendoim: Rico em ácidos graxos monoinsaturados (importante no controle entre as frações de colesterol), Ômega 3 (antioxidante e antiinflamatório), Vitamina E, Vitaminas do complexo B, selênio (aumenta a imunidade, previne câncer e doenças cardiovasculares, além de ser antioxidante) e magnésio (importante na fixação de cálcio nos ossos e dentes). Essa oleaginosa é pode ser consumida torrada ou usada no preparo de doces como a paçoca e o pé-de-moleque; Batata doce: Rica em carboidratos, vitaminas A (ação antioxidante, também mantém a integridade da pele e olhos), C (aumenta a absorção de ferro e participa da formação de colágeno), B1, B2 e B5, magnésio, fósforo (participa na contração muscular) e ferro (previne anemias). Pode ser servida assada ou usada como base para doces e bolos; Pinhão: Rico em carboidratos e pobre em gorduras, sua polpa é rica em ferro, fósforo, vitamina C, Vitaminas do complexo B e proteínas. Abóbora: Fruto rico em beta-caroteno (precursor da vitamina A), vitaminas do complexo B, fibras e ferro. 
Coco: Sua polpa é bastante calórica, rica em gorduras e fibras. É também fonte de potássio (auxilia no controle da pressão arterial e hidratação), sódio , cloro e fósforo. 



Amendoim doce crocante


Junho é o mês das festas juninas aqui no Brasil, um evento muito aguardado pelas crianças, que adoram brincar nas barraquinhas e ficam ansiosas para apresentarem a quadrilha para os pais e convidados. Mas para que a festa seja nota 10 , ela precisa ser planejada com bastante antecedência, pois há muitos detalhes para serem pensados: convites, decoração, bandeirinhas, barraquinhas, prendas, danças, musicas e cardápio típico.
Faz parte do cardápio junino o Quindão, pé-de-moleque, amendoim, pipoca, bolo de fubá, pinhão, milho cozido, pamonha, curau, cocada, quentão... entre outros.
A minha dica especial é o amendoim doce crocante que faz o maior sucesso.
Docinho, torradinho e crocante agrada a muitos paladares.
Para aqueles(as) que moram em outro país e nunca provaram deste sabor, ofereço esta sugestão.
INGREDIENTES

500 g de amendoim cru
2 xícaras de açúcar refinado
1 xícara de água
1 colher (sopa) de chocolate em pó
1 colher(sopa) de fermento em pó.
PREPARO
Em uma panela una todos os ingredientes.
Leve ao fogo e mexa sem parar. A calda irá espumar, depois diminuir de volume, engrossar e rapidamente irá secar fazendo com que os amendoins fiquem soltos na panela.
Chegando neste ponto, desligue a panela e despeje os amendoins em uma forma retangular e leve ao forno ( 125ºC) para torrar.
Deixe torrar por cerca de 15 minutos e durante este tempo mexa de vez em quando para misturar os amendoins de forma que torrem por igual.
Pronto, agora é só retirar do forno e deixe esfriar.

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário