Quem sou eu

Minha foto
Professora graduada no Curso Normal Superior pela Universidade de Uberaba-MG,pós-graduada em Coordenação Pedagógica-UFOP-MG, atuando na área de Ensino Fundamental e Médio.

domingo, 1 de julho de 2012


AVENTURAS DE UMA GOTA D'ÁGUA
Você conhece os caminhos percorridos pela água na natureza?Essa aventura é contada pela própria gota.Boa viagem!

Temas que podem ser trabalhados:
 • Ciclo hidrológico • Infiltração e evaporação da água • Enxurrada • Erosão • Desmatamento • Lençol freático • Poluição dos rios e mares • Tratamento da água.


Aventuras de uma gota d’água
    
Carolina ficou muito surpresa quando uma gotinha d’água do mar, colhida num vidro, começou a conversar com ela. Passado o susto, a gotinha começou a contar todo o percurso de sua vida, desde o momento em que nasceu.
    — Eu nasci numa nuvem, no céu, no meio de milhões de outras gotinhas. Nós nascemos muito pequeninas e só juntando-nos umas às outras é que nos tornamos grandes. Uma porção de gotas irmãs, caindo juntas de uma nuvem, forma a chuva!
    A gotinha continuou:
— Depois que as gotas atingem o chão, elas têm três caminhos a seguir: ou evaporam, ou se infiltram no solo ou escorrem para as partes mais baixas, onde formam os riachos e rios.  
    — E você escolheu qual caminho? — perguntou Carolina.
    — A gente não escolhe. Depende de onde caímos. Eu tive sorte de cair na mata sobre umas folhas. Escorreguei para o chão, penetrei na terra e fiz uma longa viagem pelos lençóis freáticos, pelas nascentes, pelos rios até chegar ao mar.
     Carolina ficou pensativa e perguntou:
— E o que vai acontecer agora?
     Então a gotinha explicou:
— Tudo na natureza se faz em ciclos. Eu cheguei ao fim do meu ciclo, aqui na terra, e não posso ficar parada. Na verdade esse ciclo  – chamado  ciclo hidrológico, ou  ciclo da água – continua, e eu, evaporando aqui desta água que você recolheu do mar, volto às nuvens, para renascer como uma nova gota de chuva.

Branco, Samuel Murgel. Aventuras de uma gota d’água. 
2ª edição – SP; Moderna, 2002.
Adaptado para fins didáticos.

1. No texto, a gotinha fala do ciclo hidrológico ou ciclo da água. Explique as etapas desse ciclo. Lembre-se de incluir as principais mudanças de estado físico.



— Aventuras de uma gota d’água.
1. A gotinha d’água, quando caiu na forma de chuva, infiltrouse entre os grãos de terra. Dentro da terra havia três caminhos possíveis a seguir. Vocês podem descrever esses caminhos? (p. 13 a 17)


2. Por que a água dos rios pode ficar barrenta? (p. 20)


3. Que exemplo de poluição venenosa vocês poderiam dar? E
de poluição não venenosa? (p. 30, 31)


4. Qual foi a sensação que vocês tiveram quando perceberam
que o caminho da gotinha havia sido interrompido por Carolina?


5. O que poderia acontecer à gotinha caso a menina não a
tivesse devolvido ao mar?


6. Qual a vantagem de se represar um rio? (p. 28)


7. O que as pessoas da cidade fizeram para causar tanta decepção na gotinha? (p. 30)


8. De que forma os micróbios “bons” destroem a poluição nos
depósitos de lixo, no solo e nos rios? (p. 33)


9. No início da história, o avô pergunta a Carolina se a água é
viva. O que vocês responderiam?


10. Para pesquisar:
a) A poluição das águas.
b) Os manguezais.


Atividades interdisciplinares
Português: Escrevam um pequeno texto, criando uma história
diferente com outra gotinha d’água.


Geografia: Pesquisem sobre a importância de um rio para uma
cidade.


Arte: Em pequenos grupos, criem um desenho que mostre como
acontece o ciclo da água na natureza.






3 comentários: