Quem sou eu

Minha foto
Professora graduada no Curso Normal Superior pela Universidade de Uberaba-MG,pós-graduada em Coordenação Pedagógica-UFOP-MG, atuando na área de Ensino Fundamental e Médio.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

GNOMEU  E  JULIETA






SINOPSE:

Gnomeu e Julieta são anões de jardim e vão enfrentar muitos obstáculos para viver um amor proibido. O Sr. Capuleto e A Sra. Montéquio tem uma rixa há anos e ninguém na verdade lembra por que tudo começou. Mas a regra é clara, um gnomo vermelho do jardim do Sr. Capuleto nunca poderá se misturar com os gnomos azuis do jardim da Sra. Montéquio. Quando os humanos saem de casa é que a aventura realmente começa com os gnomos tramando um final bem diferente para essa história. 

Filme: Gnomeu e Julieta
Título Original: Gnomeo & Juliet
Gênero: Comédia / Animação
Ano: 2011
Duração: 83 minutos
Diretor: Kelly Asbury





ATIVIDADES:

1- O filme foi baseado no romance de Willian Shakespeare. Que romance é esse?

2- Escreva os nomes dos personagens e  uma característica física e emocional.

3-Existem semelhanças  entre as personagens do romance e do filme ?

4-Escreva o nome:
a) do local onde acontece a história:
b) dos protagonistas da história:
c) das cores dos gnomos:
d) da dona dos gnomos azuis:
e) do dono dos gnomos vermelhos:

5- Leia o texto :

Gnomeu e Julieta são gnomos de jardim.  Gnomos de jardim? Isso mesmo. São Gnomos de Jardim. Mas pertencem a jardins diferentes e rivais: Gnomeu é um azul, enquanto nossa “delicada” Julieta é uma vermelha. Logicamente eles deveriam se odiar a primeira vista, mas não foi bem isso o que o destino preparou para eles.
Após ser sabotado por Teobaldo em uma corrida de cortadores de jardim, Gnomeu resolve invadir o jardim dos vermelhos para fazer uma retaliação. Seu plano está indo até bem, quando é descoberto e precisa realizar uma fuga mirabolante. Ele acaba indo para em um jardim do outro lado do beco. O que nos leva a Julieta.
Julieta queria provar para seu pai e para todos os vermelhos que ela não era delicada. Então resolveu ir ao jardim do outro lado do beco e pegar uma orquídea flecha de cupido. Ela acaba encontrando-se com Gnomeu. A atração entre os dois é quase instantânea, até que eles descobrem a verdadeira identidade um do outro.
Mas nem isso é capaz de impedir o sentimento dos dois. E é a partir daí que todas as outras confusões acontecem. É uma animação fabulosa! Cheia de cores e humor. A épica história de amor ganhou uma roupagem mais animada e divertida. Tem até uma participação de uma estátua do próprio Shakespeare! 

6- Pesquise no dicionário os significados das palavras:
A) mirabolante:
B) fabulosa:
c) instantânea:
d) retaliação:
e) rival:
f) sabotar:

7-Biografia de William Shakespeare:
Shakespeare é considerado o mais importante dramaturgo e escritor de todos os tempos. Seus textos literários são verdadeiras obras de arte e permaneceram vivas até os dias de hoje, onde são retratadas frequentemente pelo teatro, televisão, cinema e literatura. 



Nasceu em 23 de abril de 1554, na pequena cidade inglesa de Stratford-Avon. Nesta região começa seus estudos e já demonstra grande interesse pela literatura e pela escrita. Com 18 anos de idade casou-se com Anne Hathaway e, com ela, teve três filhos. No ano de 1591 foi morar na cidade de Londres, em busca de oportunidades na área cultural. Começa escrever sua primeira peça, Comédia dos Erros, no ano de 1590 e termina quatro anos depois. Nesta época escreveu aproximadamente 150 sonetos.

Embora seus sonetos sejam até hoje considerados os mais lindos de todos os tempos, foi na dramaturgia que ganhou destaque. No ano de 1594, entrou para a Companhia de Teatro de Lord Chamberlain, que possuía um excelente teatro em Londres. Neste período, o contexto histórico favorecia o desenvolvimento cultural e artístico, pois a Inglaterra vivia os tempos de ouro sob o reinado da rainha Elisabeth I. O teatro deste período, conhecido como teatro elisabetano, foi de grande importância. Escreveu tragédias, dramas históricos e comédias que marcam até os dias de hoje o cenário teatral.

Os textos de Shakespeare fizeram e ainda fazem sucesso, pois tratam de temas próprios dos seres humanos, independente do tempo histórico. Amor, relacionamentos afetivos, sentimentos, questões sociais, temas políticos e outros assuntos, relacionados a condição humana, são constantes nas obras deste escritor.

Em 1610 retornou para Stratford, sua cidade natal, local onde escreveu sua última peça, A Tempestade, terminada somente em 1613. Em 23 de abril de 1616 faleceu o maior dramaturgo de todos os tempos.

Principais obras:

Comédias: O Mercador de Veneza, Sonho de uma noite de verão, A Comédia dos Erros, Os dois fidalgos de Verona, Muito barulho por coisa nenhuma, Noite de reis, Medida por medida, Conto do Inverno, Cimbelino, Megera Domada e A Tempestade..

Tragédias: Tito Andrônico, Romeu e Julieta, Julio César, Macbeth, Antônio e Cleópatra, Coriolano, Timon de Atenas, O Rei Lear, Otelo e Hamlet.

Dramas Históricos: Henrique IV, Ricardo III, Henrique V, Henrique VIII.

Desenho para imprimir !
Desenho para imprimir !



Desenho para imprimir !




OS  GNOMOS

Os gnomos são espíritos de pequena estatura amplamente conhecidos e descritos entre os seres elementais da terra. A origem das lendas dos gnomos terá muito provavelmente sido no oriente e influenciado de forma decisiva a cultura antiga da Escandinávia.
Com a evolução dos contos, o gnomo tornou-se na imaginação popular um anão, senão um ser muito pequeno com poucos centímetros de altura. É comum serem representados como seres mágicos não só protectores da natureza e dos seus segredos como dos jardins, aparecendo como ornamento. Usam barretes vermelhos e barbas brancas, trajando por vezes túnicas azuis ou de cores suaves. Na mitologia nórdica, os gnomos confundem-se com a tradição dos anões, pelo que não é invulgar associa-los a seres que habitam as cavernas ou grutas escuras e não suportam a luz do sol. No conceito geral, têm a capacidade de penetrar em todos os poros de terra e até de se introduzirem nas raízes das montanhas, explorando os mais ricos minérios ocultos e trabalhando-os com intenso e delicado labor. Como são difíceis de ver, simbolizam o ser invisível que através do inconsciente ou da imaginação e visão onírica tornam visíveis os objectos e materiais desejados pela cobiça humana. São os guardiões de tesouros íntimos da humanidade. Por vezes um gnomo capturado pode conceder desejos a um humano que o capture, mas a maioria das vezes o desejo realizado pode acabar por se tornar uma maldição. Tal atitude deve-se ao facto que um gnomo castiga com ardis o ser que odeia e, por isso, na imaginação popular da cultura europeia mediterrânea o gnomo é feio, disforme e malicioso.

Os gnomos são simpáticos velhinhos de cara enrugada e roupa suja e amassada.
O gnomos têm corpo.
Vivem uns seiscentos anos, mas morrem como os humanos.
Conta-se que foram os primeiros habitantes do mundo.
Vivem debaixo da terra e adoram trabalhar.
Transformam rochas em cristais e dão brilho e cor a todas as pedras preciosas.
Também fertilizam a terra e a deixam macia para que as sementes fiquem bem acomodadas.
O gnomos gostam tanto de certas pedras que, às vezes, vão morar dentro delas.
pessoas afirmam que, de noite, costumam ouvir ronquinhos saindo de seus cristais.
Muitas bruxas usam bola de cristal para ver o futuro.
O que pouca gente sabe é que são os gnomos que
 moram dentro das bolas e contam tudo para elas.
Vocês sabem por que é tão difícil de ver os gnomos?
Pois bem.
Houve uma época em que os gnomos viviam entre os seres humanos.
Mas, quando os homens começaram a destruir florestas, eles se ofenderam e desapareceram.
Agora eles nos observam de longe e às vezes escolhem certas crianças especiais para acompanhar durante a vida toda.
á histórias de que Mozart, o famoso compositor que nasceu na Áustria em 1756, costumava receber sugestões de um gnomo. Seriam verdadeiras?
 
O que se sabe é que sua música apresenta uma beleza harmoniosa e eterna que a humanidade não cansa de apreciar.
    


Nenhum comentário:

Postar um comentário