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Professora graduada no Curso Normal Superior pela Universidade de Uberaba-MG,pós-graduada em Coordenação Pedagógica-UFOP-MG, atuando na área de Ensino Fundamental e Médio.

terça-feira, 3 de julho de 2012

A MENINA DAS BORBOLETAS
Linguagem não-verbal






FONTE: /picasaweb.google.com/115880609570271759960/AMeninaDasBorboletas

RESENHA
Uma rica narrativa em imagens sobre uma menina que cultiva uma flor, mas que enfrenta algumas dificuldades para isso, pois, por exemplo, pessoas passam por cima da flor, cachorros fazem pipi. Mas a menina é muito persistente e quer não só uma flor, mas um jardim, e para isso conta com a ajuda das borboletas.
INFORMAÇÕES GERAIS
  • Público-alvo: Educação Infantil e Ensino Fundamental.
  • Temática: Perseverança, coragem, criatividade, sofrimento, recompensa e solidariedade.
  • Temas transversais: Ética e meio ambiente.
  • Interdisciplinaridade: Artes, Ciências Naturais e Língua Portuguesa.
OBJETIVOS
  • Despertar e cultivar o prazer da leitura.
  • Trabalhar os elementos da linguagem visual nas ilustrações.
  • Desenvolver o imaginário e a criatividade.
  • Compreender como o comportamento humano pode refletir nas atitudes e conflitos da sociedade.
  • Reconhecer os motivos responsáveis pelos conflitos e apresentar sugestões para resolvê-los.
EXPLORANDO O LIVRO ANTES DA LEITURA
  • Propor e organizar um bate-papo com os alunos sobre o título do livro. Incentive-os a descobrir a história.
  • Estimule a atividade lançando algumas perguntas:
  1. O que sugere o título?
  2. Trata-se de que tipo de história?
  3. Quem são as personagens principais?
  4. Que sensação nos trazem as imagens? Felicidade? Coragem? Harmonia?
  • Todas as hipóteses deverão ser registradas num cartaz ou na lousa; peça que elaborem individualmente, um pequeno texto (oral ou escrito) da história imaginada.
LEITURA DO LIVRO
  • Deverá ser em casa com o envolvimento familiar.
  • Um membro da família deverá registrar no caderno do aluno um depoimento a respeito do livro.
EXPLORANDO O LIVRO
  • Após a leitura, propor um momento de reflexão.
  • Levar os alunos a discutir as semelhanças, diferenças, descobertas, frustrações etc. no nosso dia a dia.
  • Registrar na lousa ou cartaz.
  • Ficar atenta ao apontamento, dos alunos e dos pais, se não aparecerem algumas questões como:
  1. Perseverança.
  2. Solidariedade.
  3. Sofrimento.
  4. Coragem.
  5. Criatividade.
  6. Recompensa.
  7. Cidadania.
  • O professor como mediador deverá trabalhar os apontamentos da atividade anterior, sinalizando as diferenças mais importantes.
  • Proponha que os alunos recontem em grupo a história, que deverá ser apresentada para a classe.
  • Cada grupo poderá escolher sua apresentação, que poderá ser através de poemas, dramatização, música etc.
  • O professor como facilitador do processo deverá retornar à leitura do livro com os alunos, discutindo página a página.
VIVENCIANDO DENTRO E FORA DA ESCOLA
  • Crie situações em que os alunos percebam a importância da ação do homem na natureza.
  • Em vasos ou num terreno, proponha aos alunos plantarem algumas sementes.
  • Eles deverão cuidar e acompanhar o desenvolvimento.
  • Os cuidados deverão ser divididos em grupos, assim um grupo estará dependendo do outro.
  •  Explorar a ética, solidariedade e respeito com o próximo.
  • Quando algum grupo falhar, abrir uma discussão em sala levantando quais são as conseqüências que a falha pode causar.
  • Aproveitar a oportunidade e deixar em evidência que podemos discutir, reinvindicar, opinar, sempre respeitando o próximo.
MEIO AMBIENTE
  • Observação da presença ou não de áreas verdes na escola ou nas imediações. Elabore um roteiro para que o aluno registre suas descobertas de forma sistematizada: a função dessas áreas, o espaço ocupado, tipo de vegetação, o estado de conservação etc.
  • Em sala de aula, proponha um debate sobre as observações e anotações nos relatórios.
SUGESTÕES DE ACOMPANHAMENTO
Avaliar os seguintes tópicos:
  1. Houve disposição e envolvimento no trabalho?
  2. Manifestaram interesse em conhecer mais do assunto?
  3. Tiveram atitude solidária, perante aos grupos de trabalho durante as discussões?
  4. Participaram da produção do trabalho com empenho?

Elabore um pequeno relatório individual, com os aspectos positivos e com os que precisam melhorar.

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