Quem sou eu

Minha foto
Professora graduada no Curso Normal Superior pela Universidade de Uberaba-MG,pós-graduada em Coordenação Pedagógica-UFOP-MG, atuando na área de Ensino Fundamental e Médio.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

GINCANA  FOLCLÓRICA
Três  grupos e quatro tarefas a serem cumpridas pelos grupos, de acordo com os temas desenvolvidos

GRUPO  1
Primeira  tarefa: Recitar e completar as quadrinhas com palavras que rimam.


Batata não tem caroço
Bananeira não tem nó
Pai e mãe é muito bom
Barriga cheia é .........

Menina dos olhos grandes
não olha tanto pra mim
Se não queres meu amor
Por que olhas...............?

VOCÊ ME MANDOU CANTAR
PENSANDO QUE EU NÃO SABIA
POIS EU SOU QUE NEM CIGARRA
CANTO SEMPRE ...................

LÁ NO FUNDO DO QUINTAL
TEM UM TACHO DE MELADO
QUEM NÃO SABE CANTAR VERSO
É MELHOR FICAR ...................


Segunda  tarefa:  Falar trava-língua sem errar.

A pia pega e pinga. O pinto pega e pia.
Quanto mais o pinto pia, mais a pia pinga.


Terceira tarefa: Completar ditos populares.

Em pé de pobre, ______________________________________
Por fora bela viola,_____________________________________
Em terra de cego,______________________________________
Em boca fechada,______________________________________



Quarta tarefa: Cantar e dramatizar uma música folclórica

A dança das tais anquinhas

A dança das tais anquinhas
é uma dança destrambelhada
que põe o joelho em terra
faz o povo ficar pasmado.

Tais anquinhas sacode a saia
tais anquinhas levanta os braços
tais anquinhas coça a cabeça
tais anquinhas me dá um abraço.


GRUPO 2

Primeira  tarefa: Recitar e completar as quadrinhas com palavras que rimam.




VOCÊ ONTEM ME FALOU
QUE NÃO ANDA NEM PASSEIA
COMO É QUE HOJE CEDINHO
EU VI SEU RASTRO NA .........................?


VOA, VOA, PASSARINHO
SE TU JÁ QUERES VOAR;
OS PEZINHOS PELO CHÃO
E AS ASINHAS PELO .............................


ESCREVI TEU BELO NOME
NA PALMA DA MINHA MÃO,
PASSOU UM PÁSSARO E DISSE:
- ESCREVE EM TEU ...............................

COMO DUAS ANDORINHAS
NUMA TARDE DE VERÃO,
SEREMOS SEMPRE AMIGOS,
AMIGOS DO ........................................


Segunda  tarefa:  Falar trava-língua sem errar.

Paulo Pereira Pinto Peixoto, pobre pintor português,pinta perfeitamente portas, paredes e pias, por parco preço patrão.


Terceira tarefa: Completar ditos populares.

Quem planta,_________________

Roupa suja,__________________

Quem com ferro fere, _____________
· Mais vale um pássaro na mão,________________.
· A pressa é a inimiga da ____________________.
· Cavalo dado não se olha ____________________.
· A ocasião faz ______________________.
· Quando um não quer, dois ______________________.


Quarta tarefa: Cantar e dramatizar uma música folclórica


Ai, eu entrei na roda
para ver como se dança
eu entrei na roda-dança
eu não sei dançar...

Sete e sete são quatorze,
com mais sete vinte e um
tenho sete namorados
Só posso casar com um.

Todo mundo se admira
da macaca fazer renda
eu já vi uma perua
ser caixeira de uma venda.

Lá vai uma, lá vai duas
Lá vão três pela terceira,
Lá se vai o meu amor,
de vapor pra cachoeira.




GRUPO 3
Primeira  tarefa: Recitar e completar as quadrinhas com palavras que rimam.

Eu amo quem não me quer
e desprezo a quem me ama
fujo de quem me procura
Quero bem a quem me .............

O fiado já morreu
foi com o dono enterrado
quem quiser beber cachaça
só pagando ....................

Já fui galo, já cantei
já fui dono do terreiro
não me importo que outros cantem
onde já cantei .........................

Eu estava no meu canto
uma flor saiu do chão
cresceu e fez um pedido
que rasgou meu ....................



Segunda  tarefa:  Falar trava-língua sem errar.

Se o papa papasse papa, se o papa papasse pão,
O papa papava tudo, seria o papa papão.



Terceira tarefa: Completar ditos populares.

Quem compra o que não pode,.......................................................
Mais vale um ovo hoje, .................................................................
Água mole em pedra dura,.............................................................
Antes solto magricela,....................................................................


Quarta tarefa: Cantar e dramatizar uma música folclórica.

Lá Bela Polenta

Quando lá bela polenta, lá bela polenta se planta assim...
Quando lá bela polenta, lá bela polenta se rega é assim...
Quando lá bela polenta, lá bela polenta se cresce é assim...
Quando lá bela polenta, lá bela polenta se colhe é assim...
Quando lá bela polenta, lá bela polenta se corta é assim...
Quando lá bela polenta, lá bela polenta se moe é assim...
Quando lá bela polenta, lá bela polenta se coze, é assim...
Quando lá bela polenta, lá bela polenta se come, é assim...



















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário