Quem sou eu

Minha foto
Professora graduada no Curso Normal Superior pela Universidade de Uberaba-MG,pós-graduada em Coordenação Pedagógica-UFOP-MG, atuando na área de Ensino Fundamental e Médio.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

HORÁRIO  DE  VERÃO  2012


  Para algumas pessoas ele é adorado, pois os dias mais longos da estação podem ser mais aproveitados. Porém, para outras é odiado, devido ao mal-estar e desconforto causado pela mudança no organismo. Em 2012, o horário de verão iniciará no dia 21 de outubro e chegará ao fim a zero hora do dia 17 de fevereiro de 2013. A população das regiões Sul, Sudeste e centro Oeste deve adiantar seus relógios em uma hora.

 Embora a alteração no horário de verão exista há 26 anos, muitas pessoas ainda têm dificuldades para se habituar à mudança. “O nosso organismo está acostumado com uma rotina já estabelecida. Cada pessoa possui um ciclo circadiano, que é o período de 24 horas, influenciado pela luz solar e agora é necessário construir outro hábito”, explica o neurologista  Cleverson de Macedo Garcia.

 Os principais efeitos causados pelo horário de verão em algumas pessoas são: insônia, sonolência diurna, cansaço, fraqueza muscular, dores de cabeça, mau humor, ansiedade, alteração do apetite, diminuição na capacidade de concentração e irritabilidade. “Pessoas que percebem esses sinais devem interromper brevemente o que estão fazendo (se possível)”, ensina o neurologista e completa: “Dormir cedo, praticar exercícios físicos, ingerir líquidos, cafeína e apostar no convívio social ajudam a resolver o problema”.


De onde veio o horário de verão?

-
Alemanha adotou horário de verão durante a Primeira Guerra para economizar os gastos com carvão. (Divulgação/CRM Rio Grande do Sul)
A ideia foi lançada em 1784 por Benjamim Franklin, político e inventor americano, quando não havia ainda luz elétrica. De início, não teve muita aceitação por parte do governo dos Estados Unidos. De fato, o primeiro país a adotar oficialmente o horário de verão foi a Alemanha, em 1916, em plena Primeira Guerra, para economizar os gastos com carvão.
No Brasil, o primeiro horário de verão foi realizado entre 1931 e 1932, pelo presidente Getúlio Vargas, com duração de 5 meses. A prática vem sendo adotada sem interrupções desde 1985, com algumas diferenças nos estados e períodos de duração.
Somente em 2008, o decreto 6558, durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, definiu as datas para a mudança de horário e fixou a duração da medida em quatro meses.
Assim, ficou estabelecido que o horário de verão começa no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. A única exceção ocorre quando o terceiro domingo de fevereiro coincidir com o domingo de Carnaval. Nesse caso, o horário de verão termina no quarto domingo de fevereiro.


 ESTADOS  BRASILEIROS  QUE DEVEM  ADIANTAR OS RELÓGIOS:



Pinte no mapa  os Estados que aderiram o horário de verão. Liste os nomes dos Estados e capitais nas linhas abaixo.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

CHARGES...



Nenhum comentário:

Postar um comentário