Quem sou eu

Minha foto
Professora graduada no Curso Normal Superior pela Universidade de Uberaba-MG,pós-graduada em Coordenação Pedagógica-UFOP-MG, atuando na área de Ensino Fundamental e Médio.

domingo, 9 de junho de 2013

CURSO   DE   FLAUTA   DOCE
ASSECIG (Associação Educativa e Cultural de Igarapé) inicia curso  gratuito de flauta



Orquestra - As aulas de flauta começam nesta sexta-feira, 7.  O curso, voltado para crianças de 7 a 12 anos, terá quatro turmas. Duas terão aulas às sextas-feiras, nos horários de 14h as 15h e de 15h as 16h;  e  as outras duas,  aos sábado de 9h as 10h e de 10h as 11h. O ensino do toque do instrumento visa dar início à formação da Orquestra da Assecig, conforme explica a coordenadora dos cursos, Cássia Corradi Penido. “De forma gradativa, vamos oferecer também aulas de violino, violoncelo e outros instrumentos até conseguirmos montar nossa orquestra”, informa.  

Mais informações:As inscrições para os cursos da Assecig podem ser feitas pessoalmente ou por telefone.  A Assecig funciona na Rua Maria Aparecida de Jesus, 611, Bairro Três Poderes (atrás da Casa da Cultura), telefone 3534.3655.


Fonte:www.facebook.com/OrquestraJC

Aulas ministradas pelo Professor Paulo, integrante da Orquestra Jovem de Contagem.

A importância da Flauta Doce na musicalização infantil

01/08/2010

A utilização da flauta doce nas escolas começou com o trabalho do inglês Edgar Hunt na década de 30, que percebeu suas possibilidades e vantagens para a iniciação musical nas escolas. Devido à sua construção específica, possibilita emissão de som imediata, por isso mesmo antes de se aprender sua técnica ou entender o uso do diafragma para a produção de um sopro de qualidade, é possível fazê-la soar. Outro fator que levou Hunt à sua utilização foi o seu baixo custo. A utilização da flauta doce nas aulas de iniciação musical pode ser muito eficiente quando bem orientada por proporcionar às crianças o contato com um instrumento melódico, ajudando-as no desenvolvimento de seu ouvido interno, o contato com a leitura musical, o estímulo à criatividade além de auxiliar no seu desenvolvimento psicomotor e sua lateralidade (a utilização das mãos direita e esquerda). Possibilita ainda a formação de conjuntos, melhorando a capacidade de memorização, de atenção, exercitando o físico, o racional e o emocional das crianças. Por ser utilizada principalmente como instrumento de musicalização, a flauta doce é muitas vezes vista como um “instrumento de brinquedo” e desconhece-se sua história e seu valor artístico.




Nenhum comentário:

Postar um comentário