Quem sou eu

Minha foto
Professora graduada no Curso Normal Superior pela Universidade de Uberaba-MG,pós-graduada em Coordenação Pedagógica-UFOP-MG, atuando na área de Ensino Fundamental e Médio.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

PERSONAGENS DO FOLCLORE

SEREIA

  1. Leia o texto abaixo e identifique dez erros ortográficos.

Sereia (do grego antigo: Σειρῆνας) é um ser mitológico, parte mulher e parte peixe (ou pássaro, segundo vários escritores e poetas antigos). É prováveu que o mito tenha tido orijem em relatos da ezistência de animais com características próximas daquela que, mais tarde foram clacificados como sirénios.
Filhas do rio Achelous e da musa Terpsícore, tal como as harpias, abitavam os rochedos entre a ilha de Capri e a costa da Itália. Eram tão lindas e cantavam com tanta dosura que atraíam os tripulantes dos navios que paçavam por ali para os navios colidirem com os rochedos e afundarem. Odisseu, personagem da Odisseia de Homero, consegiu salvar-se porque colocou cera nos ouvidos dos seus marinheiros e amarou-se ao mastro de seu navio, para poder ouvi-las sem poder aprossimar-se. As sereias representam na cultura contemporânea o sexo e a sensualidade.
Na Grécia Antiga, porém, os seres que atacaram Odisseu eram na verdade, retratados como sendo cereias, mulheres que ofenderam a deusa Afrodite e foram viver numa ilha isolada. Se assemelham às harpias, mas possuem penas negras, uma linda voz e uma beleza única.
Algumas das sereias citadas na literatura clássica são:
Segundo a lenda, o único geito de derrotar uma cereia ao cantar seria cantar melhor do que ela.
Em 1917, Franz Kafka escreveu o seguinte no conto O silêncio das sereias:
As sereias, porém, possuem uma arma ainda mais terrível do que seu canto: seu silêncio.
FONTE:http://pt.wikipedia.org/wiki/Sereia


Pinte a sereia  , cole lantejoulas na cauda, corte o cabelo seguindo as linhas e enrole  puxando com uma tesoura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário