Quem sou eu

Minha foto
Professora graduada no Curso Normal Superior pela Universidade de Uberaba-MG,pós-graduada em Coordenação Pedagógica-UFOP-MG, atuando na área de Ensino Fundamental e Médio.

quinta-feira, 20 de julho de 2017


PAI DE TODO JEITO

Imagem relacionada
1- Leia o texto:


Tem pai de todo jeito
Lá isso todo mundo sabe que tem
Tem pai todo apressado
Que não sabe fazer nem um carinho.

Tem pai que gosta de dar beijinho
Tem pai zangado, briguento, que grita
_ Não faça isso, menino, menina!
Fica todo vermelho, dá até medo.

Tem pai que bate nos filhos
Pai que bota até de castigo
Tem pai que carrega no colo e nina
Conta história e canta cantigas

Mas igual ao meu pai não tem
Ele é pai mais-que-perfeito
É pai bem forte, sabido.
Espanta cachorro, fantasma e bandido.

Meu pai sabe tudo o que esta nos livros
Nos mapas, nas estradas, nos vídeos
Sabe falar muitas línguas esquisitas
Sabe cantar, dar risada, brincar

É pai que sabe dar abraço gostoso
Sabe botar na cama na hora do sono
Sabe tomar conta da nossa casa
Pra todo mundo dormir tranquilo

Por isso, no Dia dos Pais, eu digo
Com a mão no meu coração
Não existe no mundo pai melhor

♥ Do que o meu, meu paizão! ♥

FONTE:http://www.paralerepensar.com.br

GRAMÁTICA - ADJETIVO

2- O poema apresenta alguns tipos de pais. Escreva 3 palavras que caracterizam alguns tipos de pais.

3- Responda:
a) Em que estado fica o pai que grita?
b) Como é o abraço do pai que faz carinho?

4- Leia:
"As palavras que expressam características, qualidades e estados dos seres são adjetivos."

5- Complete o texto, substituindo os desenhos por adjetivos que expressem os antônimos das palavras destacadas:

O frio pode ser ..............................?

As coisas têm muitos jeitos de ser,
depende do jeito que a gente vê.
O comprido pode ser ................... 
e o pouco pode ser muito.
O manso pode ser ......................
 e o escuro pode ser ..................
O fino pode ser redondo
 e o doce pode ser ........................
O quente pode ser .......................
e o que parece um mar também 
pode ser um rio. 
Mansur, Jandira. O frio pode ser quente? São paulo, Ática,1985.

6- Como você continuaria esse poema? Crie dois versos, seguindo a mesma ideia da poetisa. Em seguida sublinhe os adjetivos.
7- Escreva cinco adjetivos diferentes para cada pessoa abaixo:
a) seu pai ou responsável;
b)seu professor;
c)seu melhor amigo.: 
Santo, Rosane Nicola. Para Crescer na Escola: Português, 3ª série-Curitiba, Arco-iris casa publicadora, 1998.








Nenhum comentário:

Postar um comentário